![]() |
Paula é uma experiente estrategista em marketing e diplomacia alimentar, com uma carreira global que abrange Brasil, Itália, Estados Unidos, África do Sul, China e França. Com mais de uma década de experiência nas indústrias de gastronomia e alimentos, Paula se destaca na criação de narrativas interculturais e estratégias inovadoras que conectam alimentos, cultura, negócios e sustentabilidade. Sua expertise inclui desenvolvimento de negócios, posicionamento de marca, storytelling, marketing de alimentos, certificação de origem e diplomacia alimentar para promover identidades alimentares, elevar marcas em escala internacional e abordar desafios globais de segurança e soberania alimentar.
Paula possui diplomas avançados em Marketing Integrado pela Cornell University e um Mestrado em Cultura Alimentar, Comunicação e Marketing pela Universidade de Ciências Gastronômicas, fundada pelo movimento Slow Food, na Itália. Ela também é formada em Gastronomia no Brasil, Relações Públicas nos Estados Unidos, realizou estudos culturais e históricos chineses em Xangai e Pequim, além de estudos culturais italianos na Universidade de Milão. Paula conduziu pesquisas imersivas em cinco continentes, explorando tradições alimentares globais, turismo gastronômico, sistemas e politicas alimentares, desafios de sustentabilidade e tendências de mercado.
Como uma ex-chef, Paula transformou sua paixão pela comida em papéis impactantes, incluindo consultoria de comunicação para a Georgia Organics, uma organização sem fins lucrativos em Atlanta que defende a agricultura orgânica nos EUA; liderando o desenvolvimento de negócios nos EUA para os premiados azeites de oliva extra virgem da marca italiana Palazzo di Varignana; e conduzindo pesquisas de inteligência competitiva e insights de consumidores na África do Sul para a promocao de produtores italianos membros do projeto Savor Piemonte da Câmara de Comércio de Turim.
Fluente em português, inglês e italiano, o trabalho de Paula celebra a comida como uma ferramenta de diplomacia, sustentabilidade e troca cultural. Combinando criatividade, insights orientados por dados e parcerias estratégicas, ela desenvolve estratégias de marketing impactantes que conectam produtores a comunidades em todo o mundo.
"Eu acredito que a comida é tudo – nosso sustento, identidade, alegria e sobrevivência. É o que realmente nos conecta. É nosso passado, presente e futuro – nosso legado. A produção de alimentos impacta políticas, economia, sociedade, saúde, cultura, história e meio ambiente – e vice-versa. Abordar a soberania alimentar é um dos nossos maiores desafios, e produzir alimentos de maneira regenerativa, justa e boa para todos neste planeta deve ser nosso objetivo coletivo – fundamental para o nosso futuro." - Paula Maia
Paula is a seasoned marketing and food diplomacy strategist with a global career spanning Brazil, Italy, the United States, South Africa, China, and France. With over a decade of experience in gastronomy and food industries, Paula excels in creating cross-cultural narratives and innovative strategies that bridge food, culture, business and sustainability. Her expertise includes business development, brand positioning, storytelling, food marketing, certification of origin, and food diplomacy to promote food identities, elevate brands on an international scale and address global food security and sovereignty challenges.
Paula holds advanced degrees in Integrated Marketing from Cornell University and a Master’s in Food Culture, Communications, and Marketing from the Slow Food’s University of Gastronomic Sciences in Italy, Applied Gastronomy in Brazil, Public Relations in the U.S., Chinese cultural and historical studies in Shanghai and Beijing, as well as Italian cultural studies at the University of Milano. She has conducted immersive research trips across five continents, exploring global food traditions, food tourism, food systems and politics, sustainability challenges, and market trends.
As a former chef, Paula transformed her passion for food into impactful roles, including communications consulting for the Atlanta based Georgia Organics, a nonprofit organization championing organic farming in the U.S., spearheading U.S. business development for the Italian brand Palazzo di Varignana’s award-winning extra virgin olive oils, and conducting consumer insights and competitive intelligence research in South Africa for the promotion of Italian food producers members of the Chamber of Commerce of Turin’s Savor Piemonte Project.
Fluent in Portuguese, English, and Italian, Paula’s work celebrates food as a tool for diplomacy, sustainability, and cultural exchange. Combining creativity, data-driven insights, and strategic partnerships, she drives impactful marketing strategies that connect producers with communities worldwide.
"I believe food is everything - our nourishment, identity, joy, and survival. It's what truly connects us all. It's our past, present, and future - our legacy. Food production impacts politics, economy, society, health, culture, history, and the environment - and vice versa. Addressing food sovereignty is one of our biggest challenges and producing food in a regenerative, fair, and good way for everyone in this planet must be our collective goal - fundamental for our future." - Paula Maia